Na tarde da última segunda-feira, 25, um grupo seleto de mulheres do agro foram convidadas pelo deputado André do Premium para comparecerem ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para uma solenidade e receberem um certificado de Mérito Legislativo para mulheres do agronegócio. Com o intuito de reconhecer os esforços e avanço feminino no ramo, o deputado disse em seu discurso: “É importante destacar a transformação em todos os setores, mas, principalmente, no agronegócio. A presença feminina é responsável pela produção de trinta milhões de hectares de alimentos”.
Foram homenageadas 104 mulheres com grande importância no agro. “...É um evento de gratidão que nós temos pelo reconhecimento do trabalho das mulheres do agro. Mulheres que trabalham antes e depois das porteiras, que estão na luta todos os dias e que hoje têm a oportunidade de serem honradas…” disse Josie Marçal, presidente do núcleo + Mulheres no Agro, em entrevista para a AgroSelections.
A embaixadora do Congresso Nacional das Mulheres do Agro, Sônia Bonato, também se fez presente na cerimônia e destacou em seu discurso que as mulheres são protagonistas no agronegócio. Entrevistada para a Agroselections, Sônia Aparecida ressaltou que “Apesar de receber vários prêmios e todo ano receber alguma homenagem, eu sempre sinto a necessidade que mais mulheres participem e recebam homenagens…”. Esta e as demais entrevistas estão disponíveis em nosso YouTube, ou confira diretamente logo abaixo.
É importante se atentar que no Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres que buscam atenção especial no quesito segurança, saúde, água e terra, entre outras questões, segundo o Ministério dos Direitos Humanos. A honraria do deputado apoia a luta das mulheres e reconhece todo o mérito que elas já conquistaram. “Elas são mais do que merecedoras, ainda mais quando se fala do agro”, disse o Deputado em entrevista para a AgroSelections.
As mulheres que trabalham no agro exercem uma força cardinal para o funcionamento dos negócios, com um ambiente mais dinâmico, organizado e engajado. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento. Essa presença se dá por fatores históricos como a agricultura familiar que foi o respaldo do desenvolvimento da agricultura da nossa nação. Assim, a honraria organizada pelo deputado André do Premium é de grande importância, mostrando que mais momentos de reconhecimento como esse devem ser promovidos e realizados em todos os setores do agro, da porteira para o mundo.